Dez dicas os para patrões fazerem os funcionários mais felizesNotícias de Saúde

Quinta, 17 de Setembro de 2015 | 112 Visualizações

Fonte de imagem: blog.mundomaior

Pequenos gestos podem, mesmo, dar origem a grandes sorrisos. E se um patrão quer que os seus funcionários estejam felizes no local de trabalho, nada melhor do que adotar as seguintes estratégias.

Felicidade dá origem a disponibilidade que, por seu turno, cria motivação e leva a uma maior produtividade. Esta é a chave secreta de uma empresa de sucesso, mas tal apenas acontece quando os funcionários estão felizes.

Mas, como fazer um funcionário feliz? É simples e, ao Dinheiro Vivo, Sara do Ó, CEO e Partner do Grupo Your mostra como.

1. Local de trabalho confortável, bem decorado e atrativo – um funcionário tem que se sentir bem e ‘em casa’ para que esteja disposto a dar o seu melhor todos os dias. Ambientes luminosos e descontraídos são os mais apreciados.

2. Flexibilidade de horário – dar aos funcionários a possibilidade de trabalhar a partir de casa uma ou outra vez e de ter o dia livre quando comemoram o aniversário são algumas das formas de aumentar a felicidade do trabalhador e também do empregador que, com isto, vê a produtividade a crescer.

3. Boa comunicação e transparência – ao Dinheiro Vivo, Sara do Ó fala por experiência própria e mostra como é importante a existência de um líder claro, compreensivo e que não alinhe nos rumores e mexericos que se vão criando.

4. Pedir a opinião dos funcionários e falar com eles de forma personalizada – envolver os funcionários no processo de decisão eleva o ‘ego’ e a vontade de fazer mais e melhor e se tal vier acompanhado de um “boa! Fizeste um bom trabalho”, melhor ainda.

5. Confiar na capacidade de gestão do funcionário – atribuir algumas responsabilidades e dar a liberdade aos funcionários para tomar decisões é uma das dicas presentes no artigo.

6. Festejar os pequenos passos e reconhecer o bom trabalho – tal como diz a publicação, o que está em jogo aqui é a recompensa por pequenas conquistas, algo que fará com que os funcionários se sintam úteis e importantes.

7. Dar formação – o saber não ocupa lugar e tanto os patrões como os funcionários devem estar dispostos a saber sempre mais, mas, claro, com o apoio (moral e/ou financeiro) da entidade patronal.

8. Criar proximidade – mas não necessariamente uma proximidade íntima. Mostrar disponibilidade é uma forma de inspirar os funcionários.

9. Assegurar momentos de descontração – seja a comemoração de aniversários ou pequenos momentos de lazer e diversão ao final do dia. No Grupo Your o lema é: ‘Trabalha no duro mas diverte-te à séria’.

10. Dizer ‘nós’ e não ‘tu’ – ‘Vamos’ é a melhor forma de incentivar um funcionário sem o deixar à mercê da pressão. É preciso dizer que se está lá e que se apoia.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas