Dez alimentos que ajudam a prevenir o aumento do colesterolNotícias de Saúde

Quinta, 14 de Janeiro de 2016 | 180 Visualizações

Fonte de imagem: oconciergepb

Os níveis de colesterol podem aumentar gradualmente com a idade, mas existem alimentos que permitem prevenir danos maiores.

O colesterol é uma “substância lipídica normal, que circula no nosso sangue ligado a proteínas”, mas que deve manter os níveis equilibrados. A definição é do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva (INCP), que indica que o colesterol possui duas frações: a má (conhecida como colesterol HDL, e que pode levar ao entupimento de artérias) e a boa (o LDL, que funciona como escudo protetor).

No colesterol total, quanto maior for o nível do HDL, pior; quanto maior do LDL, melhor. Contudo, os níveis de colesterol tendem a “subir gradualmente com a idade, dependendo de muitos fatores”, como a genérica (que pode dar origem a casos de hipercolesterolémia familiar), as síndromes metabólicas ou até mesmo o estilo de vida: erros alimentares, falta de atividade física, etc., diz o organismo nacional.

Controlar os níveis de colesterol é importante, mas, para tal, é preciso saber alguns números de cabeça. Ei-los: 190mg/dl é o valor a ter em conta para um colesterol normal; 190 a 200mg/dl é um valor que indica um nível de colesterol alto e que implica um controlo a cada dois ou três meses; e mais do que 220mg/dl é um valor que revela um colesterol demasiado elevado, podendo ser necessários alguns cuidados médicos.

Como diz o INCP, “a principal arma para prevenir o aumento do colesterol é a alimentação”. E são estes, segundo o site About, os melhores alimentos para esse fim.

1. Aveia

2. Nozes

3. Amêndoas

4. Azeite virgem extra (“eliminar o mais possível as gorduras ditas ‘saturadas’, como as gorduras da carne, manteiga, queijo e leite gordos, ovos, miolos e vísceras, as gorduras vegetais tratadas industrialmente [margarinas duras] ou transsaturadas por sucessivas frituras”, aconselha o INCP).

5. Soja e derivados de soja

6. Cereais integrais

7. Abacate

8. Salmão e atum (o consumo de peixe deve ser feito entre três a quatro vezes por semana)

9. Lentilhas

10. Vegetais e frutas (cujo consumo deve ser aumentado, incluindo saladas e sopas de hortaliças).

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados