Devemos tomar banho após o exercício físico: mito ou realidade?Notícias de Saúde

Domingo, 05 de Outubro de 2014 | 294 Visualizações

Fonte de imagem: Shutterstock

Devemos tomar banho após o exercício físico: mito ou realidade?

Quando iniciamos qualquer actividade física, a temperatura corporal aumenta e o organismo tem de regulá-la. A eliminação do suor através dos poros da pele, também conhecida como sudorese, é um dos principais mecanismos que regula a nossa temperatura. Quanto mais elevada for a sudorese, mais o nosso corpo tem de trabalhar para se manter estável.

Mas afinal quando tempo é preciso esperar para tomar banho depois de fazer exercício físico? Segundo o agregador O Meu Bem Estar, esta questão depende de vários factores: a temperatura externa, a intensidade da prática desportiva e os condicionantes genéticos de cada pessoa, que determinam a própria sudorese – as dicas são de Marcos Flórez, personal trainer e fundador do site espanhol  estarenforma.com.

A temperatura externa

Quanto mais elevada for temperatura, mais o atleta irá transpirar. O corpo começa a controlar a temperatura ao eliminar o suor através dos poros da pele. À temperatura ambiente, embora possamos ter a sensação de estar a ‘suar menos’ ou de estarmos secos, continua a haver controlo da temperatura corporal.

A intensidade da actividade

Quanto maior for a intensidade do exercício, mais transpiramos. Se corrermos intensamente ou caminharmos devagar não suamos da mesma forma, apesar da temperatura tender sempre a aumentar e o nosso organismo a controlá-la.

Os condicionantes genéticos

Há pessoas que suam com muita facilidade, até mesmo nos exercícios com menor intensidade. Isto deve-se às qualidades de nosso organismo. Essas podem ser alteradas devido aos nossos hábitos como a alimentação ou o treino, que conseguem fazer com que todos os sistemas de controlo funcionem de modo eficaz. É muito comum que os desportistas comecem a suar rapidamente. A temperatura sobe pouco e o organismo é mais eficiente, mantendo-a a um nível adequado.

Se tomar banho num intervalo muito próximo do exercício físico, vai continuar a suar, principalmente em ambientes quentes. No entanto, se deixar passar muito tempo e estiver em ambientes frescos pode constipar-se. O ideal é esperar até que deixe de transpirar, especialmente no Verão e em climas muito húmidos. E só depois tomar banho.

No caso de ambientes mais frios, Marcos Flórez recomenda vestir uma camisola lavada,  especialmente se treinou com roupas de algodão, e esperar algum tempo. Assim não corre o risco de apanhar uma constipação.

Se tomar banho com água muito fria, em vez de eliminar o suor, acabará por suar ainda mais. O ideal é tomar banho com água morna no início e gradualmente adaptar a temperatura da água ao seu gosto.

Partilhar esta notícia
Autor
Green Savers
Referência

Notícias Relacionadas