Deve cozinhar os tomates mas comer os espinafres crus. Sabia?Notícias de Saúde

Sábado, 09 de Maio de 2015 | 102 Visualizações

Ainda que a comida crua tenha os seus benefícios (há alimentos cujos nutrientes são melhor aproveitados se consumidos crus), esta não é uma dieta que possa ser seguida a longo-prazo, por ser bastante restritiva, indica o Daily Mail.

Com recurso aos conselhos de uma nutricionista, a publicação dá conta dos vegetais que são melhores cozinhados e dos que são mais saudáveis consumidos crus.

Tomates: devem ser cozinhados. Pode pensar-se que a fruta e os vegetais frescos são melhores para a saúde, quando comparados com os cozinhados ou enlatados, mas esse nem sempre é o caso. Os tomates, por exemplo, são uma melhor fonte de antioxidantes quando cozinhados ou processados.

Brócolos: devem ser consumidos crus. São muitas vezes definidos como um superalimento por causa dos seus nutrientes. Estes nutrientes perdem-se com o processo de cozedura. Aconselha-se que sejam apenas passados pelo vapor.

Cenouras: devem ser cozinhadas. Vários estudos provam que as cenouras cozinhadas permitem que o corpo assimile mais vitamina A.

Espinafres: devem ser consumidos crus. Muito fortes em potássio, vitaminas A e C. Podem ser consumidos em saladas ou ‘wraps’, ou cozinhados a vapor ligeiramente, para que não percam nenhum dos nutrientes.

Couves de bruxelas: devem ser ligeiramente cozinhadas. São ricas em vitamina C, B6 e ácido fólico. Reúnem maior nível nutricional quando cozinhadas a vapor por apenas cinco minutos.

Pimentos vermelhos: devem ser consumidos crus. Os pimentos vermelhos têm muita quantidade de vitamina C e o calor pode tornar os níveis desta vitamina instáveis.

Partilhar esta notícia
Referência
Daily Mail

Info-Saúde Relacionados