Existem alguns truques que permitem melhorar os níveis de energia. Veja quais.
Não é apenas a cafeína que fornece energia para os dias agitados que tem pela frente ou para o treino que está prestes a começar. Existem vários truques que prometem dar mais vigor e força e a Time revela, agora, os oito mais eficazes, segundo a ciência.
Em 2004, um estudo da Universidade Leeds Metropolitan descobriu que as pessoas queusavam a sua hora de almoço – ou pausas prolongadas no trabalho – para praticar exercício físico eram mais produtivas e felizes no local de trabalho. Além disso, apresentavam menores níveis de stress e menos fadiga ao final do dia.
De acordo com a Time, uma investigação defende que, independentemente do tipo de exercício, a melhor forma de tirar proveito de um treino e da energia que fornece é conhecendo o próprio ritmo e horário biológico, isto é, cada pessoa deve saber a que hora lhe é mais conveniente treinar (tendo em conta, claro, o seu próprio ritmo circadiano).
A ciência diz também que os objetivos traçados devem ser reais. Um estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology revela que as pessoas tendem a esforçar-se mais quando estão perante objetivos concretizáveis. Além disso, dizer às pessoas que os objetivos que traçaram são os ideais é algo que, por si só, dá motivação e energia.
Ter uma postura otimista é outra forma de manter os níveis de energia ao longo do dia. Afinal, a capacidade física apenas fica ativa se o cérebro assim o ordenar.
Combater a fadiga e o consequente sedentarismo é também possível com a prática de atividades que dão prazer. Segundo uma investigação da Gallup Daily , os hobbies são uma excelente forma de aumentar a energia, uma vez que são atividades de agrado.
Teresa Amabile, da Universidade de Harvard, diz que completar tarefas é algo que, inconscientemente, faz aumentar os níveis de energia, talvez por causa da disponibilidade que o final da tarefa oferece.
Comer algo doce é também uma das formas cientificamente provadas de aumentar a energia, uma vez que a fadiga surge, por vezes, da falta de açúcar no sangue.
Por fim, destaca a Time, nada melhor para manter os níveis de energia do que ter umestilo de vida ativo.