Desenvolvido teste que deteta Diabetes com dez anos de antecedênciaNotícias de Saúde

Terça, 03 de Novembro de 2015 | 11 Visualizações

Fonte de imagem: tuasaude

Cientistas desenvolveram uma nova foram de analisar o sangue de forma a detetar os sintomas da doença até dez anos de esta surgir.   

O novo método, desenvolvido por um grupo de investigadores da Universidade do Havai, poderá apontar as pessoas que têm mais probabilidades de desenvolver Diabetes com cerca de dez anos de antecedência. Dando-lhes assim oportunidade de mudarem os seus estilos de vida.

O investigador que liderou este projeto, Dr. Wei Jia, da Universidade do Havai, explica que “atualmente não existem testes clínicos que consigam prever a probabilidade de desenvolver Diabetes. Saber se terá tendência para desenvolver a doença em alguns anos é uma descoberta importante”, cita a publicação britânica Express.

Além disso, destaca o investigador convencionalmente assume-se que as pessoas obesas ou com excesso de peso estão em risco de ser pré-diabéticas – com níveis de glucose acima do normal. “Mas, por vezes as pessoas que são obesas continuam a ser saudáveis. Se as pessoas souberem especificamente que são pré-diabéticas poderão abordar e tratar o problema de uma forma mais eficaz.”

A equipa de investigadores do Dr. Jia desenvolveu uma forma de identificar uma série de marcadores de ácidos gordos insaturados no sangue que acreditam que podem ajudar a prever o risco de desenvolver Diabetes tipo 2 com alguns anos de antecedência.

O mesmo grupo de ácidos gordos pode ainda apontar condições ligadas à Diabetes como hipertensão e resistência à insulina.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas