Desenvolvido adesivo para a pele que deteta níveis de glucose e administra insulinaNotícias de Saúde

Terça, 11 de Fevereiro de 2020 | 18 Visualizações

Fonte de imagem: MedGadjet

Uma equipa de cientistas liderados por Zhen Gu da Universidade da Califórnia Los Angeles desenvolveu um adesivo com microagulhas que deteta os níveis de glucose e administra insulina se necessário.
 
Em conjunto com investigadores do MIT, EUA, a equipa desenvolveu um adesivo de uso diário do tamanho de uma moeda. Este adesivo é composto de microagulhas com polímero sensível à glucose com insulina encapsulada.
 
Depois de aplicado o adesivo, as microagulhas penetram a pele e medem os níveis no sangue. Se os níveis de glucose subirem, o polímero dispara e liberta insulina.
 
Quando os níveis voltam ao normal, a libertação de insulina pelo adesivo baixa, reduzindo o risco de sobredosagem. A constante monitorização em tempo real e a imediata resposta evitam também a subdosagem.
 
A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas, sendo que a diabetes de tipo 1 se caracteriza pela falta de células produtoras de insulina, enquanto que a diabetes de tipo 2 tem a ver com a produção insuficiente ou utilização pouco eficiente de insulina por parte do corpo. 
 
Este novo método permite administrar insulina de forma rápida, inteligente, segura e conveniente. Foi testado em porquinhos e revelou-se eficaz no controlo da diabetes de tipo 1 durante 20 horas do dia.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Nature Biomedical Engineering”

Notícias Relacionadas