Desenvolvidas análises para detetar autismo em criançasNotícias de Saúde

Quarta, 21 de Fevereiro de 2018 | 10 Visualizações

Fonte de imagem: NY Daily

Uma equipa de investigadores desenvolveu análises ao sangue e à urina capazes de detetar precocemente o transtorno do espectro autista (TEA) em crianças.
 
Num estudo internacional conduzido por uma equipa de investigadores liderada por Naila Rabbani da Universidade de Warwick, Inglaterra, as novas análises procuram identificar a danificação de proteínas no plasma sanguíneo, que indicarão prematuramente a doença. Sendo assim, será possível detetar e intervir adequadamente na doença numa fase ainda precoce.
 
“Esperamos que as análises revelem também novos fatores causais. Com mais testes poderemos revelar perfis específicos do plasma e urinários ou “impressões digitais” de compostos com alterações prejudiciais. Isto poderá ajudar-nos a melhorar o diagnóstico do TEA e indicar o caminho para novas causas do TEA”, afirmou a investigadora.
 
Os investigadores analisaram um grupo de 38 crianças que tinham sido diagnosticadas com TEA (29 meninos e oito meninas) e um grupo de controlo de 31 crianças saudáveis (23 meninos e oito meninas), com idades entre os cinco e os 12 anos.
 
As análises à urina e sangue das crianças revelaram diferenças químicas entre os dois grupos. As alterações em múltiplos compostos foram combinadas recorrendo à inteligência artificial, e posteriormente desenvolvida uma equação matemática para fazer a distinção entre o TEA e os controlos saudáveis.
 
Como resultado, os investigadores obtiveram um meio de diagnóstico melhor do que qualquer método disponível atualmente. 
 
30 a 35% dos casos de TEA foram atribuídos a causas genéticas e os restantes 65 a 70% foram atribuídos a fatores ambientais, mutações múltiplas e variantes genéticas raras. 
 
A equipa considera que as novas análises poderão revelar causas do TEA que ainda não tenham sido identificadas.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “Molecular Autism”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados