Desenvolvida caixa eletrónica para tomar medicaçãoNotícias de Saúde

Quinta, 08 de Junho de 2017 | 22 Visualizações

Fonte de imagem: DHgate.co

Um grupo de alunas universitárias desenvolveu uma caixa de medicamentos eletrónica para ajudar doentes e idosos a tomar a medicação anunciou a agência Lusa. 
 
A caixa desenvolvida na Escola Superior de Santa Maria, no Porto foi apresentada na Mostra Nacional de Empreendedorismo que decorreu recentemente na Alfândega do Porto.
 
Segundo Mariana Garcéz, aluna de Enfermagem daquela instituição de ensino, "a caixa tem seis compartimentos enumerados, inclusive em braille", que só abrem segundo as indicações registadas numa aplicação instalada nos 'smartphones', a qual foi criada para controlar a toma e a reposição da medicação.
 
A aluna desenvolveu o projeto MedBOX, juntamente com as colegas Diana Mota e Catarina Cardoso. A caixa estará disponível em breve, e prevê-se que constitua "uma solução do presente a pensar no futuro".
 
Para além de controlar a abertura da caixa e emitir avisos sonoros, luminosos ou vibratórios, para lembrar o doente da toma dos remédios, a aplicação permite saber qual a medicação utilizada, registo que pode ser feito de forma manual ou apontando a câmara do telemóvel para o código de barras das caixas de medicamentos.
 
De acordo com a aluna, esta solução possibilita também registar a glicemia, a tensão arterial e o colesterol, bem como a ficha médica do doente, o que facilita o trabalho do médico e do utente.
 
A MedBOX pode ser utilizada em casa, em lares, em hospitais e em centros de dia.
 
A aplicação contém ainda o 'modo cuidador', sendo este um recurso caso o doente "não consiga ser independente", delegando funções a outra pessoa que, por sua vez, "faz o controlo da aplicação e dos registos médicos", acrescentou.
 
A 1ª Mostra Nacional de Empreendedorismo, que visa promover o empreendedorismo criativo e social, envolveu 140 participantes, orientados por mais de 35 professores de cerca de 40 instituições de ensino.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas