Descoberto novo fator que desencadeia cancro do cólonNotícias de Saúde

Quinta, 05 de Abril de 2018 | 41 Visualizações

Fonte de imagem: Medical News Today

Uma equipa de investigadores descobriu uma nova função de um gene implicado no cancro do cólon, que poderá travar vários ativadores daquele tipo de cancro.
 
O achado foi o resultado de um estudo conduzido por uma equipa de investigadores de várias instituições de investigação norte-americanas e poderá conduzir à identificação de possíveis alvos para o desenvolvimento de fármacos e a melhores tratamentos direcionados.
 
Os investigadores analisaram o gene APC que desempenha um papel fundamental na prevenção do cancro colorretal. Quando esta proteína é desativada é desencadeado o desenvolvimento do cancro colorretal. 
 
A desativação do gene APC é responsável pela grande maioria, na ordem dos 80%, de todos os cancros colorretais. 
 
A equipa de investigadores descobriu uma nova função para o gene APC: este gene trava vários ativadores do cancro do cólon.
 
O gene APC atua numa via que permite que uma célula comunique com as adjacentes. Se o gene for desativado, esta via fica descontrolada e desencadeia-se o desenvolvimento do cancro do cólon. 
 
A forma de atuação do APC nesta via tem sido um mistério. Considerava-se que a única função do gene era causar a destruição de um ativador da atividade descontrolada. 
 
“A surpresa com a nossa investigação é que o APC na verdade desempenha uma segunda função de por os freios em muitos outros ativadores nesta via”, explicou Yashi Ahmed, um dos investigadores neste estudo.
 
“Este trabalho muda a nossa visão sobre como este gene-chave atua, revelando que o papel do APC é muito mais alargado e multifacetado”, concluiu.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Developmental Cell”