Descoberto novo antibiótico em amostras de soloNotícias de Saúde

Sexta, 16 de Fevereiro de 2018 | 34 Visualizações

Fonte de imagem: NPR

Um grupo de cientistas da universidade norte-americana de Rockefeller descobriu uma nova família de antibióticos em amostras recolhidas na terra. A equipa espera que estes componentes naturais possam vir a ser utilizados no tratamento de infeções resistentes a medicamentos.

 

O composto chamado de ‘maladicinas’ foi descoberto em amostras de solo e vários testes mostram que é capaz de aniquilar doenças bacterianas resistentes aos antibióticos, assim sugere o novo estudo publicado esta segunda-feira, dia 12 de fevereiro, na plataforma Nature Microbiology.

 Apesar do elevado número de antibióticos, a doenças infeciosas resistentes a medicamentos continuam a ser uma das principais causas de morte a nível global. Estima-se que, na falta de uma terapêutica alternativa, as taxas de mortalidade por infeções intratáveis aumentem em mais de 10 vezes até 2050.

Através de uma técnica de sequenciação de genes, os cientistas encontraram malacidinas em mais de 1000 amostras de solo recolhidas nos Estados Unidos. O componente foi testado em ratos, eliminando uma infeção em feridas na pele dos roedores.

Agora o grupo de investigadores está a trabalhar no sentido de melhorar a eficácia do medicamente na esperança que este possa vir a ser usado para um tratamento real em humanos.

Contudo, esse avanço não estará para breve, como explica o Dr. Sean Brady, da Univerisdade de Rockefeller em Nova Iorque, citado no website da BBC, “é impossível dizer quando, ou mesmo se, uma descoberta de antibióticos em estágio inicial, como as malacidinas, irá para a clínica”, acrescentando que “é uma estrada longa e árdua desde a descoberta inicial de um antibiótico até a uma entidade clinicamente utilizada”.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados