Cientistas descobriram um gene que agrava as mudanças de humor nas mulheres durante o período menstrual. Mas não se preocupe: também encontraram uma forma de o travar.
Novo estudo revela que algumas mulheres são geneticamente programadas para ter mudanças de humor e cólicas mais fortes durante a menstruação.
Um grupo de investigadores do National Institutes of Health descobriu que um complexo genético específico, chamado ESC/E(Z), é muito mais dominante em mulheres com transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), uma forma grave da tensão pré-menstrual mais comum (TPM).
Esta condição deixa as mulheres muito inchadas e deprimidas, o que pode afetar o seu trabalho, as suas relações e as suas rotinas diárias antes de começar o ciclo menstrual. Além dos analgésicos comuns, não há qualquer tratamento real.
Mas, segundo reporta o Daily Mail, os cientistas esperam que esta descoberta do gene que pode estar por trás destes sintomas agravados possa trazer terapias hormonais e, até, a cura.