Descoberto 'calcanhar de Aquiles' do ÉbolaNotícias de Saúde

Quarta, 27 de Maio de 2015 | 49 Visualizações

Os cientistas acreditam ter encontrado uma forma de providenciar uma proteção 100% eficaz contra o Ébola, depois de detetarem o "calcanhar de Aquiles" do vírus que matou 11 mil pessoas em 18 meses

Testes em ratos relevaram que o Ébola só infeta e mata as vítimas se conseguir ligar-se a uma proteína conhecida como Niemann-Pick C1 (NPC1). Os ratos que foram geneticamente modificados para serem desprovidos dos dois genes da proteína tornaram-se completamente imunes à infeção.

Por outro lado, os animais que ficaram com um dos dois genes da NPC1 revelaram níveis de resistência ao Ébola também bastante significativos.

Apesar do resultado promissor, os investigadores do Albert Einstein College of Medicine, em Nova Iorque, alertam que desativar a proteína permanentemente pode levar, por sua vez, a graves problemas de saúde, uma vez que a NPC1 é crucial para o transporte de colesterol pelo organismo. As pessoas que não têm, naturalmente, esta proteína, sofrem de uma doença neurodegenerativa que se traduz num excesso fatal de colesterol nas células.

Os cientistas acreditam, no entanto, que desativar os dois genes durante um curto período de tempo, para evitar a infeção pelo Ébola, não levará a danos graves permanentes.

Partilhar esta notícia
Autor
Visão
Referência
Albert Einstein College of Medicine, em Nova Iorque

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados