Descobertas alterações no cérebro de jovens obesosNotícias de Saúde

Quinta, 28 de Novembro de 2019 | 16 Visualizações

Fonte de imagem: Telegraph

Um estudo liderado por Pamela Bertolazzi, da Universidade de São Paulo, apresenta como ressonâncias magnéticas revelam danos no cérebro de adolescentes obesos.
 
A obesidade implica aumento exagerado de peso e tem-se descoberto recentemente que poderá também originar inflamação no sistema nervoso, danificando importantes regiões do cérebro.
 
Com recurso a imagiologia por tensor de difusão de ressonância magnética, os investigadores analisaram o cérebro de 59 adolescentes obesos e 61 saudáveis entre os 12 e os 16 anos.
 
Desta imagiologia foi possível derivar a medida anisotropia fracionada (AF), que mede o estado da matéria branca. Uma redução da AF significa aumento de danos na matéria branca.
 
Foi observado nos adolescentes obesos uma redução da AF nas regiões cerebrais localizadas no corpo caloso, uma estrutura nervosa que liga os hemisférios esquerdo e direito, e no giro orbitofrontal médio responsável pelo controlo emocional e circuito de recompensa.
 
“As alterações encontradas no cérebro dos adolescentes obesos estão relacionadas com regiões importantes responsáveis pelo controlo do apetite, das emoções e de funções cognitivas”, afirma Bertolazzi, co-autora.
 
Estes padrões de danos correlacionam-se com marcadores inflamatórios como a leptina, uma hormona produzida pelas células de gordura para regular os níveis de energia. Nas pessoas obesas, o cérebro não responde à hormona, o que as faz comer em excesso, para além do necessário.
 
O mau estado da matéria branca também está associado aos níveis de insulina. As pessoas obesas tendem a ser resistentes à hormona.
 
Bertolazzi termina: “Os nossos mapas mostram uma correlação positiva entre as alterações cerebrais e resistência às hormonas leptina e insulina. Encontrámos também uma associação positiva com marcadores inflamatórios, o que nos leva a crer num processo de neuroinflamação” na obesidade.

Partilhar esta notícia
Referência
Apresentação no Encontro Anual da Sociedade Radiológica Norte Americana

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados