Uma equipa de investigadores descobriu que os linfócitos T, essenciais para combaterem doenças, não requerem glicose para se replicarem rapidamente.
O achado que foi efetuado pelos investigadores da Faculdade de Medicina Anschutz, da Universidade do Clorado, EUA, terá implicações importantíssimas sobre o desenvolvimento de imunoterapias para os pacientes com cancro.
Ross Kedl, autor sénior do estudo, explicou que os linfócitos T que respondem a infeções normalmente dependem de glicose como fonte de energia. As células cancerígenas também dependem de glicose como fonte de energia.
O problema é que quando os linfócitos T lutam contra os tumores, acabam por competir com as células cancerígenas para acederem à glicose e frequentemente perdem, acrescentou.
A equipa de Ross Kedl, em colaboração com colegas da Clínica Mayo e da Universidade da Pensilvânia, EUA, analisaram o comportamento de linfócitos T que se desenvolveram no sistema imunitário do organismo na sequência de uma vacinação sub-unitária, ou seja, uma vacina que usa apenas parte do vírus que causa a doença.
A equipa observou que os linfócitos T que se formaram não dependeram de glicose como fonte de energia para a sua rápida divisão, a qual ocorre a cada duas a quatro horas. Os linfócitos T usaram, sim, as mitocôndrias, que são outra fonte de energia celular, para se replicarem.
Sendo assim, ao não necessitarem de glicose, os linfócitos T acabam por ter uma maior possibilidade de exterminarem as células cancerígenas, disse Ross Kedl. O autor acrescentou que o facto de os linfócitos T que surgem após a administração de uma vacina sub-unitária usarem a função mitocôndrica como fonte de energia torna-se ideal para o desenvolvimento de vacinas.
“Os linfócitos T gerados por vacinação sub-unitária são idealmente propícios para uso contra o cancro em conjunto com fármacos que bloqueiem a glicólise aeróbica, uma via metabólica na qual o cancro está viciado”, explicou Ross Kedl, concluindo que assim os linfócitos T ficam livres para atacarem o tumor em vez de competirem pelo acesso à glicose.
Descoberta em linfócitos T fundamental para imunoterapia contra cancroNotícias de Saúde
Sábado, 15 de Setembro de 2018 | 332 Visualizações

Fonte de imagem: Transfer Factor
Uma equipa de investigadores descobriu que os linfócitos T, essenciais para combaterem doenças, não requerem glicose para se replicarem rapidamente.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado na revista “Immunology”
Estudo publicado na revista “Immunology”