Depressão progressiva pode indicar risco de demênciaNotícias de Saúde

Terça, 10 de Maio de 2016 | 48 Visualizações

Fonte de imagem: statnews

Depressão persistente e que aumenta de maneira estável e gradual ao longo do tempo quando se está em idade avançada pode indicar risco de desenvolver demência.

Um estudo realizado na Holanda e divulgado na publicação científica The Lancet Psychiatry concluiu que os sintomas de depressão que aumentam de maneira estável e gradual ao longo do tempo quando se está em uma idade avançada podem indicar sinais iniciais da doença de Alzheimer.

Esta investigação recorreu a dados e análises de mais de 3 mil adultos com idade de 55 anos ou mais e que moram no país.

Os investigadores procuravam padrões para entender os diferentes tipos de depressão em adultos mais velhos, como a doença progredia ao longo do tempo e como esta poderia estar relacionada ao desenvolvimento da demência.

A conclusão foi de que quando a doença vai evoluindo gradualmente ao longo do tempo e com uma certa estabilidade, pode significar um risco maior de desenvolver demência no futuro.

Os adultos acima dos 55 anos que participaram do estudo tinham depressão, mas não apresentavam nenhum sintoma de demência no início da pesquisa.

Segundo Arfan Ikram, um dos autores do estudo da Universidade de Medicina Erasmus em Roterdão, “existem vários tipos de explicação que podem ser dados para isto, incluindo o facto de que a depressão e a demência podem ser sintomas de uma causa comum, ou que os sintomas de depressão aumentando gradualmente significam o início de uma demência contínua em adultos mais velhos", citou a BBC.

Partilhar esta notícia
Referência
POR VÂNIA MARINHO

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados