A depressão dos pais durante a vida dos filhos está associada a um pior desempenho escolar das crianças aos 16 anos, sugere um estudo publicado no “JAMA Psychiatry”.
A depressão é uma das principais causas de morbilidade e incapacidade no mundo inteiro com consequências adversas para os indivíduos afetados e para as suas famílias.
Neste estudo os investigadores da Escola de saúde Pública da Universidade de Drexel, nos EUA, decidiram analisar a associação entre a depressão parental e o desempenho escolar das crianças quando estas tinham 16 anos.
Para o estudo os investigadores utilizaram diagnósticos de depressão parental provenientes de registos hospitalares e as notas escolares de crianças nascidas entre 1984 e 1994, na Suécia. No total foram incluídas no estudo mais de 1,1 milhões de crianças tendo sido analisado a associação entre a depressão parental durante períodos de tempo distintos, incluindo antes do nascimento da criança até esta ter completado a escolaridade obrigatória. Verificou-se que 33.906 mães (3%) e 23.724 pais (2,1%) tinham sido diagnosticados com depressão antes do último ano do ensino obrigatório das crianças.
O estudo apurou que um pior desempenho escolar foi associado à depressão materna e paterna, diagnosticada em qualquer um antes das crianças terem completado a escolaridade obrigatória. Contudo, esta associação diminui após terem sido ajustados alguns fatores.
O estudo apurou que, em geral, tanto a depressão materna como a paterna, diagnosticada em qualquer momento da vida da criança, estava associada a um pior desempenho escolar. Contudo, a depressão paterna durante o período pós-natal não produziu resultados estatisticamente significativos. A depressão materna foi associada a um maior efeito negativo no desempenho escolar das raparigas, comparativamente com os rapazes.
“Os nossos resultados sugerem que o diagnóstico da depressão parental pode ter um efeito de grande alcance no desenvolvimento das crianças”, referem, em comunicado de imprensa, os autores do estudo.
“Uma vez que a depressão parental pode ser mais fácil de melhorar comparativamente com outros fatores, como estatuto socioeconómico, vale a pena verificar os resultados apresentados em coortes independentes. Se as associações observadas são causais, os resultados reforçam ainda mais a intervenção e apoio dos filhos de pais com depressão ", concluíram os investigadores.
Depressão parental afeta desempenho escolar dos filhosNotícias de Saúde
Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 | 24 Visualizações

Fonte de imagem: radiovitoriagospel
A depressão dos pais durante a vida dos filhos está associada a um pior desempenho escolar das crianças aos 16 anos, sugere um estudo publicado no “JAMA Psychiatry”.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado no “JAMA Psychiatry”
Estudo publicado no “JAMA Psychiatry”