Depressão e ansiedade podem ter mesmo impacto que fumar e obesidadeNotícias de Saúde

Quinta, 20 de Dezembro de 2018 | 5 Visualizações

Fonte de imagem: Daily Trojan

Um novo estudo sugere que se deveria dar uma maior atenção ao estado psicológico do doente, como presença de depressão ou ansiedade, nas consultas anuais de medicina geral. 
 
Conduzido por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em São Francisco, EUA, o estudo indicou que a depressão e a ansiedade poderão ser prognosticadoras importantes de variadas doenças como hipertensão, doenças cardíacas, artrite, cefaleias, dor lombar, problemas de estômago e outras.
 
A investigação apurou ainda que a depressão e a ansiedade produzem efeitos semelhantes a fatores de risco já bem conhecidos como fumar e obesidade.
 
Como base para o seu estudo, Andrea Niles e Aoife O’Donovan analisaram dados clínicos de 15.418 adultos, com uma média de idades de 68 anos, ao longo de um período de quatro anos. 
 
Como resultado, a equipa apurou que 16% (2.225 pacientes) apresentavam níveis elevados de ansiedade e depressão, 31% (4.737) eram obesos e 14% (2.125) eram fumadores naquela altura. 
 
Foi descoberto que os participantes com níveis elevados de ansiedade e depressão apresentavam uma possibilidade 65% superior de terem uma doença cardíaca, 50% maior de hipertensão e 87% superior de artrite em relação aos que não tinham ansiedade e depressão. 
 
“Estas propensões mais elevadas são semelhantes às dos participantes que são fumadores ou obesos”, observou Aoife O’Donovan. “No entanto, para a artrite, a ansiedade e depressão elevadas parecem atribuir riscos mais elevados do que fumar e obesidade”, disse. 
 
Ao contrário daquelas doenças, os níveis elevados de depressão e ansiedade não foram associados à incidência de cancro. Este achado confirma resultados de estudos anteriores, mas contradiz a ideia prevalente de uma associação entre a depressão e ansiedade e cancro.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “Health Psychology”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados