A depressão está associada a um aumento de cerca de 30% da inflamação no cérebro, defende um estudo publicado na revista “JAMA “Psychiatry”.
A inflamação é uma resposta natural do organismo contra a infeção ou doença. O organismo utiliza a inflamação com frequência para se proteger, como quando um tornozelo sofre uma torção e fica inflamado, e o mesmo princípio aplica-se também ao cérebro. Contudo, níveis demasiado elevados de inflamação são prejudiciais e podem causar danos.
Estudos anteriores já haviam sugerido que a inflamação poderia influenciar o desenvolvimento de sintomas depressivos, como baixos níveis de humor, perda de apetite e problemas de sono.
Neste estudo, os investigadores do Centro de Adição e Saúde Mental do Instituto de Investigação de Saúde Mental Familiar Campbell, no Canadá, decidiram averiguar se independentemente de outras doenças físicas, a inflamação induzia a depressão. Todos os participantes, 20 com depressão e 20 sem esta doença, foram submetidos a uma tomografia por emissão de positrões. Foi dada especial atenção à ativação de um tipo de células imunes que desempenha um papel importante na resposta inflamatória cerebral, as microglia.
O estudo apurou que havia um aumento da inflamação no cérebro dos pacientes com depressão e que esta era mais severa nos indivíduos com doença mais acentuada. O cérebro dos indivíduos com depressão clínica apresentavam um aumento de cerca de 30% da inflamação.
"Estes resultados têm implicações importantes para o desenvolvimento de novos tratamentos para um grupo significativo de pessoas que sofrem de depressão “, revelou, em, comunicado de imprensa, um dos autores do estudo, Jeffrey Meyer.
A depressão severa afeta 4% da população. No entanto, mais de metade das pessoas afetadas não respondem aos antidepressivos. Deste modo, o investigador sugere que estudos futuros deveriam investigar o possível impacto dos anti-inflamatórios nos sintomas da depressão.
"A depressão é uma doença complexa e sabemos que envolve mais do que uma alteração biológica (…). Agora acreditamos que a inflamação no cérebro é uma dessas alterações e isto é um avanço importante”, conclui Jeffrey Meyer.
Depressão associada à inflamação do cérebroNotícias de Saúde
Terça, 03 de Fevereiro de 2015 | 311 Visualizações

A depressão está associada a um aumento de cerca de 30% da inflamação no cérebro, defende um estudo publicado na revista “JAMA “Psychiatry”.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado na revista “JAMA “Psychiatry”
Estudo publicado na revista “JAMA “Psychiatry”