Dentes mais brancos? Junte leite ao cháNotícias de Saúde

Quinta, 27 de Agosto de 2015 | 139 Visualizações

Fonte de imagem: padecendo

A combinação tipicamente britânica revelou-se capaz de produzir o mesmo efeito que branqueamentos dentários e ainda melhores resultados que as pastas de dentes com essa função. E são dentistas que o dizem (e explicam porquê)

O chá, tomado simples, pode manchar os dentes e a culpa é do tanino, um componente de cor escura presente na segunda bebida mais consumida no mundo. Agora, um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriu que adicionar leite ao chá não só impede esse efeito de escurecimento, como pode mesmo tornar os dentes mais brancos.

Ava Chow, que liderou o estudo, explica que é a caseína, uma proteína do leite, que, em contacto com o tanino presente no chá, impede que os dentes fiquem manchados.

Mas o efeito desta combinação vai mais longe e é mesmo apresentado como mais eficaz do que o das pastas de dentes branqueadoras e equivalente mesmo a um branqueamento dentário profissional. 

O tanino é um composto solúvel que dá o sabor amargo ao chá. Quanto mais processado ou oxidado for o chá maior será a quantidade de tanino e maior também a coloração dentária.  

Partilhar esta notícia
Autor
Visão
Referência

Notícias Relacionadas