Curiosidades sobre o sonoNotícias de Saúde

Quinta, 11 de Junho de 2015 | 85 Visualizações

Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer?

O velho ditado não é para ser levado à letra. Bebedeira do sono É uma expressão usada no dia-a-dia para descrever situações de muito sono. De facto, quando sofremos de insónias ou quando se acorda antes do tempo, há alterações da coordenação motora e uma sensação de confusão. O álcool ajuda a dormir?É um mito. Tomar um copo de vinho ao jantar pode ser benéfico, mas beber antes de ir para a cama pode prejudicar os ciclos de sono.

De acordo com um estudo da Escola de Medicina de Missori, nos EUA, o álcool faz com que o sono seja mais superficial, anulando o ciclo do sono em que ocorrem os sonhos e favorecendo o ressonar. É mais fácil ficar sem comer do que ficar sem dormir  A capacidade de resistir ao sono é muito baixa quando comparada com outras funções fisiológicas, como o saciar da fome, da sede ou da satisfação do impulso sexual. 

Café a mais é prejudicial. Há quem diga que a cafeína não traz qualquer impedimento ao sono, mas a verdade é que em excesso atrasa o início do sono, o que prejudica o seu ciclo normal Atenção à síndrome das pernas inquietas Quando vai para a cama e não consegue adormecer e não consegue parar de se mexer, consulte um especialista. A síndrome das pernas inquietas é considerado um distúrbio do sonoDeitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer Este velho ditado não é para ser levado à letra. Cada pessoa tem um regime fisiológico distinto. Se não consegue realizar as tarefas matinais, não se martirize.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados