Cuidado com o excesso de proteínasNotícias de Saúde

Quinta, 11 de Junho de 2015 | 312 Visualizações

O programa 'Bem Estar' do canal Globo alertou para o perigo da ingestão de proteína em excesso. O nefrologista convidado, Décio Mion, e a nutricionista Tânia Rodrigues alertam que a dose diária recomendada é de 1,2 a 2 gramas por quilo do seu peso. Sendo que, por exemplo, um homem de 70 quilos pode consumir no máximo 140 gramas de proteína por dia.

Deve tentar seguir uma dieta equilibrada e evitar o excesso. Mas, há alguns programas que agora estão na moda que aconselham um consumo elevado de proteínas.

Num ginásio, a Globo encontrou pessoas que comem 30 claras de ovo por dia. Além de ingerirem uma quantidade excessiva de alimentos ricos em proteína há também quem consuma suplementos alimentares à base de proteína, que produzem muito pouca quantidade de gordura e hidratos de carbono.

Quando uma pessoa ingere proteína em excesso os rins fazem uma hiperfiltração, causada pelo excesso de ureia. Ou seja, os rins têm de trabalhar mais para excretar a ureia e isso pode, a longo prazo, causar problemas de saúde como hipertensão, diabetes e inflamação nos rins.

Deve evitar os excessos, tanto dos alimentos pouco saudáveis como dos saudáveis. O ideal é seguir uma dieta tão equilibrada quanto possível. A exclusão de nutrientes na sua dieta pode causar alterações no sono, irritabilidade, desmaios e fome. 

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas