Cotonete nasal poderá detetar eficazmente cancro dos pulmõesNotícias de Saúde

Quarta, 01 de Março de 2017 | 31 Visualizações

Fonte de imagem: Verywell

Investigadores dizem que este método simples e barato pode detetar a probabilidade de cancro dos pulmões em fumadores, acabando com a necessidade de fazer biopsias.

Em breve um simples e barato cotonete poderá detetar cancro dos pulmões em fumadores, segundo alegam os cientistas.

Por agora as pessoas com suspeitas de cancro da mama fazem raio x e outros exames de imagiologia que não são capazes de detetar se os tumores são malignos ou benignos. Em caso de tumor ou lesão os pacientes têm de passar por uma broncoscopia invasiva para tirar uma amostra de tecido, uma biopsia.

No entanto, um grupo de investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston descobriu um biomarcador nas passagens nasais que pode determinar as probabilidades de uma lesão nos pulmões ser maligna.

Segundo os investigadores este biomarcador resulta dos danos nas células do revestimento das narinas envolvidas no cheiro que o tabagismo provoca. Um simples esfregão do nariz com o cotonete nasal pode determinar se as pessoas têm a doença, poupando-as de procedimentos arriscados e caros.

Segundo reporta o Daily Mail, este estudo foi publicado no Journal of the National Cancer Institute e analisou as escovas epiteliais nasais de fumadores e ex-fumadores.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados