Cortar nos hidratos de carbono? Nunca maisNotícias de Saúde

Quinta, 11 de Junho de 2015 | 301 Visualizações

Banir os hidratos de carbono da alimentação é um dos maiores erros das dietas atuais. Estes alimentos não são apenas a fonte de energia mais importante do corpo, como são também uma excelente fonte de vitaminas, minerais e outros tantos nutrientes.

Ao Daily Mail, a médica Sally Norton explica que os hidratos de carbono devem, obrigatoriamente, constar na alimentação diária mas que tal não implica que haja carta aberta para o consumo de qualquer tipo. Pelo contrário.

As frutas, legumes, vegetais e cereais completos são os melhores hidratos de carbono e aqueles que devem fazer parte do cardápio diário, com especial para os cereais integrais que, embora contenham mais nutrientes do que os refinados, estão a ser subestimados pela população mundial, diz a médica norte-americana.

Todos os cereais não integrais e produtos refinados – como o pão branco, bolos, bolachas, massas, etc – perderam mais de 25% do valor proteico na produção, fazendo com que sejam escolhas menos saudáveis por carecerem de alguns dos principais nutrientes e por, quase sempre, serem ricos em açúcar, sal e gorduras, componentes para que fiquem mais ‘nutritivos’.

Os hidratos de carbono são fundamentais para a sensação de saciedade mas, quando a escolha recai sobre os cereais ‘brancos’ ou refinados, a saciedade é substituída por mau estar e dor abdominal, resultado do esforço que o organismo faz para digerir esses alimentos.

Pão integral, massa integral ou de milho, quinoa, arroz integral ou escuro são algumas das alternativas mais saudáveis para as refeições principais.

Partilhar esta notícia
Referência