Cortar cordão umbilical após três minutos é mais benéfico para bebésNotícias de Saúde

Quinta, 28 de Maio de 2015 | 289 Visualizações

O site do canal espanhol ABC dá conta de um recente relatório que incida que esperar dois ou três minutos até cortar o cordão umbilical não só proporciona um melhor desenvolvimento do bebé como também ajuda a prevenir uma possível deficiência de ferro durante a infância e a melhorar as capacidades neurológicas e sociais até aos quatro anos.

Esta nova conclusão da Universidade de Uppsala, na Suécia, foi publicada na revista JAMA Pedriatics baseia-se no facto de que este compasso de espera permite que o sangue fetal permaneça em circulação na placenta, podendo ser naturalmente transferido para o recém-nascido.

Relativamente às capacidades neurológicas e sociais, a equipa de investigadores analisaram 263 crianças com quatro anos, sendo que 141 tiveram o seu cordão umbilical cortado três minutos após nascerem e os restantes apenas dez segundos depois de virem a mundo.

Uma das conclusões mais sonantes é que as crianças que sofrerem o compasso de espera antes do corte do cordão umbilical mostraram notas mais altas e melhores capacidades motoras e sociais.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas