Contacto com a natureza melhora cognição infantiliNotícias de Saúde

Sexta, 10 de Julho de 2015 | 12 Visualizações

Fonte de imagem: Mamaebutterfly

Há muito que se diz que o contacto com a Natureza desempenha um papel crucial no desenvolvimento do cérebro das crianças. Agora, um novo estudo acaba de comprovar esta teoria, demonstrando que aquelas que crescem rodeadas de espaços verdes tendem a apresentar um melhor desempenho cognitivo. 

estudo coordenado por Payam Dadvand e Jordi Sunyer, do Centre for Research in Environmental Epidemiology (CREAL), em Barcelona, mostra que o contacto com a natureza dentro e em redor das escolas está relacionado com uma melhoria da memória e concentração das crianças, trazendo benefícios para o desenvolvimento do cérebro. Os resultados foram publicados, na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). 

Para provar esta teoria, entre Janeiro de 2012 e Março de 2013, Dadvand e os colegas avaliaram, a cada três meses, as alterações cognitivas no cérebro de cerca de 2.600 crianças do ensino primário com idades entre os 7 e os 10 anos e residentes naquela cidade.

Ao fim de um ano de estudo, os investigadores constataram que um maior contacto com a Natureza quer dentro, quer fora da escola se traduzia “em melhores habilidades cognitivas e de manipulação e atualização da informação”, contribuindo, também, para aumentar a concentração. De acordo com os autores do estudo, os espaços verdes ajudam também a reduzir a poluição do ar e o ruído e encorajam a atividade física.

Partilhar esta notícia
Referência
El Mundo