Consumo moderado de cerveja melhora fertilidadeNotícias de Saúde

Terça, 21 de Outubro de 2014 | 41 Visualizações

O consumo moderado de bebidas alcoólicas, até duas cervejas por dia, melhora a fertilidade dos homens, revela um estudo do Massachusetts General Hospital, EUA. Contudo, a mesma investigação alerta que o consumo excessivo de café pode ser prejudicial para os homens que tentam conceber.

A equipa liderada pela obstetra Anatte Karmon estudou 105 homens com idades à volta dos 35 anos, cujas mulheres estavam a fazer tratamentos de fertilização ‘in vitro’ no hospital de Massachusetts, entre 2007 e 2013.

A pesquisa demonstrou que os homens que bebiam uma média de 22g de álcool por dia, o equivalente a cerca de duas cervejas, aumentaram para o dobro a probabilidade do casal em tratamento ter filhos. Os especialistas consideram que o consumo moderado de álcool pode reduzir o nível de stress e ajudar na conceção.

Por outro lado, o consumo excessivo de cafeína (mais de duas chávenas de café por dia) foi associado a uma redução no sucesso da gravidez. Os homens que bebiam mais do que duas chávenas tinham apenas 1 em 5 hipóteses de engravidar a parceira. Contudo, os que bebiam apenas uma ou duas chávena diariamente aumentaram as probabilidades de conceber em mais de 50 por cento.

Na conferência da American Society for Reproductive Medicine, que decorreu este mês em Honolulu (Havai), a investigadora salientou que, apesar destes resultados, os homens que desejam ter filhos devem manter o estilo de vida mais saudável possível, desencorajando o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. 

Clique AQUI para aceder ao estudo publicado na revista Fertility and Sterility.

Estudo - Consumo moderado de cerveja melhora fertilidade

Partilhar esta notícia
Referência
Conferência da American Society for Reproductive Medicin

Notícias Relacionadas