Consumo de refrigerantes associado a alguns cancros rarosNotícias de Saúde

Domingo, 17 de Julho de 2016 | 59 Visualizações

Fonte de imagem: pixabay

Os refrigerantes e as bebidas açucaradas foram novamente associadas a graves problemas de saúde.

O consumo de duas a três refrigerantes e/ou bebidas açucaradas por dia está associado a alguns cancros raros do trato gastrointestinal e da vesícula biliar.

A conclusão é de um estudo sueco realizado no Instituto Karolinska, citado pela FOX News, e teve por base a análise aos hábitos alimentares de mais de 70 mil adultos durante 13 anos, sendo que foram excluídas todas as pessoas com histórico de cancro.

O risco de tumores da vesícula biliar associado a estas bebidas era duas vezes maior, mas o quando em causa estão os tumores do trato gastrointestinal, a probabilidade destas bebidas causarem cancro era de 79%.

Embora os dados seja claros, os investigadores salientam que o consumo destas bebidas está diretamente ligado a outros hábitos, como a alimentação desequilibrada e o tabagismo, fatores que podem também ter algo a dizer no aparecimento deste tipo de cancros, descritos pelos cientistas do estudo como raros.

Esta não é, porém, a primeira vez que o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas está associado ao cancro, em 2012 e 2015 foram publicados dois alertas.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Notícias Relacionadas