Consumo de nozes pode proteger contra a diabetes de tipo 2Notícias de Saúde

Sábado, 30 de Junho de 2018 | 43 Visualizações

Fonte de imagem: Trends & Life

Um novo estudo sugere que os adultos que consomem nozes poderão ter cerca de metade do risco de desenvolver diabetes de tipo 2 em relação aos que não consomem aquele tipo de frutos secos.
 
O estudo que foi conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, EUA, indicou que o consumo do equivalente a três colheres de sopa de nozes por dia foi associado a uma prevalência 47% inferior daquela doença.
 
“Estes achados proporcionam mais evidência em relação a orientarmo-nos com base na alimentação para ajudar a reduzir o risco de diabetes”, afirmou Lenore Arab da Faculdade de Medicina David Geffen da Universidade da Califórnia em Los Angeles, EUA. 
 
Para o estudo, Lenore Arab e colegas contaram com a participação de 34.121 adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 85 anos, dos EUA. Os participantes foram questionados sobre os seus hábitos alimentares, assim como diagnóstico de diabetes ou se tomavam medicamentos para a doença.  
 
Os participantes que disseram consumir nozes demonstraram, efetivamente, um risco inferior de desenvolverem diabetes de tipo 2 em comparação com os que não consumiam nozes, independentemente de fatores como a idade, a raça, o sexo, habilitações académicas, atividade física e índice de massa corporal (IMC).
 
“A forte ligação que vemos neste estudo entre os consumidores de nozes e a prevalência inferior da diabetes de tipo 2 é uma justificação adicional para incluirmos nozes na alimentação. Outros estudos demonstraram que as nozes podem também ser benéficas para a função cognitiva e saúde cardíaca”, observou Lenore Arab.
 
As nozes constituem uma fonte preciosa de gordura polinsaturada, que inclui o ácido alfa-linoleico do grupo ómega-3.  

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “Diabetes/Metabolism Research and Reviews”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados