Consumo de magnésio reduz consideravelmente o risco de fratura nos homensNotícias de Saúde

Sexta, 14 de Abril de 2017 | 15 Visualizações

Fonte de imagem: Dr. Taylor Wallac

O consumo de alimentos ricos neste mineral reduz o risco de fratura óssea em 44%.

Um recente estudo da Universidade de Bristol e da Universidade da Finlândia Oriental, publicado esta quinta-feira na revista European Journal of Epidemiology, vem reforçar a ideia de que o consumo de magnésio é mesmo determinante para a saúde óssea masculina.

Na investigação, citada pelo The Mirror, os cientistas conseguiram detetar que o consumo regular deste mineral é capaz de reduzir significativamente o risco de fratura óssea nos homens, uma queda que pode rondar os 44%.

Ao longo de duas décadas, os investigadores analisaram um total de 2,245 homens de meia-idade , conseguindo determinar que à medida que a absorção de magnésio é menor à medida que as pessoas envelhecem e, por isso, o consumo de alimentos ricos neste mineral deve ser uma prioridade desde cedo.

A carência de magnésio nem sempre é fácil de detetar, mas existem sinais que podem melhorar a perceção de que é necessário ingerir mais alimentos ricos neste mineral ou que se deve procurar ajuda médica e iniciar a toma de um suplemento.

Este mineral pode ser facilmente encontrado em alimentos comuns do dia a dia, como os vegetais de folha verde escura, as sementes e os frutos secos, sendo a amêndoa e o caju as melhores fontes. Mas há mais: a banana, tofu, o feijão preto, o abacate, a ameixa e o arroz integral são igualmente boas fontes.

Contudo, deve-se ainda salientar a importância da vitamina D e ainda do cálcio na boa saúde óssea, devendo estes dois nutrientes marcar presença na dieta diária.

Partilhar esta notícia
Referência

Info-Saúde Relacionados