Consumo de fruta fresca associado a menor risco de diabetesNotícias de Saúde

Segunda, 17 de Abril de 2017 | 32 Visualizações

Fonte de imagem: Southern Bite

Uma equipa de investigadores apurou que o consume de fruta fresca poderá fazer diminuir o risco de desenvolvimento de diabetes 
 
Num estudo liderado por Huaidong Du, da Universidade de Oxford, Inglaterra, foi igualmente descoberto que o consumo daquele tipo de alimentos faz reduzir as complicações associadas àquela doença.
 
Para o estudo, os investigadores analisaram os dados de 500.000 pessoas chinesas que tinham participado no estudo China Kadoorie Biobank, destinado a investigar as principais causas genéticas e ambientais para as doenças crónicas comuns na população chinesa. 
 
A equipa analisou dados de sete anos de acompanhamento em que foram documentados novos casos de diabetes e a ocorrência de doenças vasculares e morte em participantes que já sofriam de diabetes. 
 
Foi descoberto que os participantes que diziam consumir porções elevadas de fruta fresca apresentavam um risco absoluto de 0,2% inferior ao longo de cinco anos de desenvolverem diabetes em relação aos outros participantes.
 
Relativamente aos participantes que já tinham diabetes, foi observado que os que consumiam grandes quantidades de fruta fresca apresentavam uma descida absoluta de 1,9% ao longo de cinco anos de mortalidade, bem como um menor risco de complicações microvasculares e macrovasculares.
 
Embora já se conheça muito bem os benefícios do consumo de fruta fresca para a saúde, o teor de açúcar daquele tipo de alimentos tem provocado alguma incerteza em relação a uma possível associação ao risco de se desenvolver diabetes e às complicações vasculares que poderá trazer a doença. 
 
Os autores ressalvam que este estudo apresenta limitações pois é de origem observacional e que os efeitos do consumo de fruta poderão ser difíceis de distinguir de outras características e comportamentos alimentares dos participantes. 

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “PLOS Medicine”

Notícias Relacionadas