Consumo de cogumelo previne problemas de memóriaNotícias de Saúde

Segunda, 12 de Novembro de 2018 | 7 Visualizações

Fonte de imagem: MykoWeb

Uma dieta que inclua o cogumelo "Coriolus versicolor" estimula os neurónios e poderá contribuir para prevenir problemas de memória relacionados com o envelhecimento, segundo as conclusões de um estudo divulgado pela Universidade de Coimbra.
 
Segundo noticiou a agência Lusa, uma equipa de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) descobriu que o "Coriolus versicolor" aumenta a complexidade dos novos neurónios formados no hipocampo adulto, uma área do cérebro ligada à memória.
 
"A nossa descoberta sugere que este cogumelo poderá contribuir para o fortalecimento da reserva neurogénica e possivelmente da ‘reserva cognitiva'" aponta Ana Cristina Rego, investigadora do CNC, docente da FMUC e corresponsável pela coordenação da investigação.
 
Frederico Costa Pereira, investigador do iCBR, docente da FMUC e corresponsável por este estudo, acrescenta que "uma dieta que inclua este suplemento pode fazer parte de uma estratégia que favoreça o envelhecimento saudável, incluindo a prevenção de défices cognitivos associados ao processo de neurodegenerescência".
 
Este investigador avisa, contudo, "que mais estudos pré-clínicos terão de ser realizados".
 
Publicado na revista "Oncotarget", o estudo foi realizado em murganhos (ratinhos) submetidos a uma dieta com a biomassa do cogumelo, tendo-se verificado um aumento significativo do tamanho e arborização das dendrites (prolongamentos dos neurónios que permitem que estes comuniquem entre si) de novos neurónios formados no hipocampo adulto.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas