Consumo de chá pode alterar expressão genética nas mulheresNotícias de Saúde

Terça, 06 de Junho de 2017 | 83 Visualizações

Fonte de imagem: Bioscience Technology

O consumo de chá poderá desencadear alterações epigenéticas nas mulheres, indica um novo estudo.
 
O estudo conduzido por uma equipa de investigadores liderada por Weronica Ek, da Universidade de Uppsala, na Suécia, apurou que essas alterações epigenéticas estão associadas ao cancro e ao metabolismo da hormona estrogénio. A epigenética estuda as alterações na expressão genética que podem ser transmitidas às gerações futuras.
 
No entanto, os investigadores não apuraram ainda se essas alterações oferecem proteção ou promovem o desenvolvimento do cancro.
 
Para o estudo, a equipa de investigadores propôs-se analisar o efeito do consumo do chá e do café sobre as alterações genéticas em homens e em mulheres, tanto em conjunto, como separadamente.
 
Os investigadores analisaram dados de quatro coortes europeus que incluíam um total de 3.096 adultos. O consumo de chá e café dos participantes foi analisado, bem como a metilação de ADN (que é um indicador de alterações na expressão genética) em amostras sanguíneas 
 
Relativamente ao consumo de café, não foram detetadas alterações na metilação de ADN, tanto nos homens como nas mulheres.
 
No entanto, os resultados para o consumo de chá foram diferentes. Nos homens não foram detetadas alterações na metilação de ADN. Nas mulheres, todavia, o consumo de chá foi associado a alterações na metilação do ADN em 28 regiões genómicas, nomeadamente na expressão dos genes DNAJC16 e TTC17, que estão associados ao cancro e ao metabolismo do estrogénio. 
 
A equipa considera que a sua descoberta indica que o consume de chá poderá desencadear alterações epigenéticas relacionados com o cancro nas mulheres, mas ressalvam que são necessários mais estudos para determinar se estas alterações exercem um efeito benéfico ou negativo.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Human Molecular Genetics”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados