Consumo de café pode reduzir risco de diabetesNotícias de Saúde

Sexta, 14 de Novembro de 2014 | 99 Visualizações

O consumo de até quatro chávenas de café por dia pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em 25%, de acordo com um estudo do Institute for Scientific Information on Coffee (ISIC), na Suíça, publicado na passada quinta-feira.

A investigação indica que o risco de vir a sofrer de diabetes tipo 2 cai 25% quando existe um consumo de até quatro chávenas de café por dia, sendo que o perigo de desenvolver a doença pode diminuir entre 7% a 8% com cada chávena adicional.

O estudo do ISIC, parte do relatório anual do instituto suíço, revela também que o café não aumenta as hipóteses de desenvolvimento de cancro e hipertensão ou da ocorrência de acidentes vasculares cerebrais.

Segundo um comunicado do instituto, apesar de não ainda haver uma justificação científica para estas conclusões, o relatório realizado sugere que os benefícios se devam ao facto de o café melhorar a glicose no sangue, o metabolismo e ajudar a queimar calorias.

Os cientistas sabiam já que a sensibilidade do corpo à insulina pode ser afetada pelo café. Outros estudos recentes apontam, aliás, que um maior consumo de café pode proteger o metabolismo contra a resistência à insulina em indivíduos com peso normal.

A diabetes tipo 2 está associada à obesidade e desenvolve-se em idade adulta.

Clique AQUI para aceder ao relatório completo (em inglês).

Estudo - Consumo de café pode reduzir risco de diabetes

Partilhar esta notícia
Referência
Institute for Scientific Information on Coffee (ISIC)

Notícias Relacionadas