A pesquisa da GfK envolveu 27 mil pessoas de 22 países.
De todas as queixas que levam alguém a ir ao médico, existem cinco bem comuns em todo o mundo: a constipação (ou gripe – 51%), distúrbios de sono (27%), dores de músculos ou articulações devido a um ferimento ou esforço físico em excessivo (25%), problemas de peso (21%) e enxaquecas ou fortes dores de cabeça (21%).
Esta é a conclusão de uma recente pesquisa da GfK, que analisou, nos últimos 12 meses, as respostas dadas por 27 mil pessoas de 22 países. Portugal não participou.
No que toca à insónia e à constipação/gripe, são as mulheres as que mais experienciam a dificuldade em dormir, lê-se num comunicado enviado às redações.
Quanto aos sintomas, apenas três são tidos como os comuns entre homens e mulheres: tosse, insónias e dores de músculos e articulações.
Nas mulheres, “enxaquecas ou dores de cabeça fortes são a terceira queixa mais comum, não constando nas cinco queixas mais comuns dos homens (reportadas por 27% das mulheres e 15% dos homens)”.
Do lado masculino, a “azia ou refluxo ácido são a quarta queixa mais comum, no entanto esta patologia não consta no top 5 das mulheres”.