Consegue ficar mil minutos sem fumar?Notícias de Saúde

Terça, 12 de Maio de 2015 | 51 Visualizações

Todos os anos morrem, em Portugal, mil pessoas vítimas de AVC. O tabaco é um dos principais factores de risco e contribui para 12% a 14% de todas as mortes. No âmbito do Dia Mundial sem Tabaco, que se comemora a 31 de Maio, a Associação Nacional AVC lança um desafio a todos os fumadores: estarem mil minutos sem tocar num cigarro.

"Os últimos estudos na área indicam que os fumadores têm uma probabilidade de sofrer AVC 3 vezes maior do que os não fumadores. O consumo de 20 cigarros por dia, por exemplo, aumenta em 6 vezes o risco de AVC. Sensibilizar a população para esta realidade deverá ser uma prioridade das entidades governamentais e de todas as Instituições que trabalham em prol dos doentes e familiares. Por isso, decidimos lançar este repto, desafiando os fumadores a não consumirem tabaco durante mil minutos, em homenagem a todos os portugueses que morrem anualmente vítimas de AVC no nosso País", explicou Clara Fernandes, presidente da Associação Nacional AVC.

Para além de aumentar o risco de AVC, o consumo de tabaco potencia o mau colesterol, reduz o bom colesterol e fomenta o desenvolvimento da hipertensão arterial. Segundo a associação, um fumador com hipertensão arterial tem uma vulnerabilidade 15 vezes maior de sofrer um AVC Hemorrágico.

Mas se os perigos para a saúde não são suficientes para o convencer, a associação deixa outros valores. Se fumar, em média, um maço de cigarros por dia, gastará 30 euros por semana, 120 por mês, 1.440 por ano e 14.400 euros em 10 anos.

Partilhar esta notícia
Autor
Sábado
Referência

Notícias Relacionadas