Comprimido diário poderá prevenir VIHNotícias de Saúde

Sexta, 15 de Janeiro de 2016 | 119 Visualizações

Fonte de imagem: pixabay

Estudo clínico revela que tomar um comprimido por dia poderá diminuir o risco de infeção por VIH em cerca de 60%.

O comprimido, chamado Truvada, é uma medicação de profilaxia pré-exposição (PrEP) e depois de ter demonstrado em estudos clínicos a sua eficácia em prevenir casos de infeção pelo VIH poderá ser oferecida pelo Sistema Nacional de Saúde britânico e milhares de pessoas.

Um grupo de investigadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine descobriu que este medicamento poderá prevenir cerca de 10 mil casos de VIH no Reino Unido até 2020.

Ao dar este comprimido diariamente, enquanto faziam testes ao VIH regularmente, e tratamento inicial a um quarto dos homens com alto risco de contrair o vírus poderão ser prevenidas mais de 40% das novas infeções, destacam os especialistas.

Como reporta o Daily Mail, esta droga previne novas infeções ao matar o vírus antes que este tenha a hipótese de se ‘abrigar’ no corpo humano.

O investigador que liderou este estudo, Dr. Narat Punyacharoensin diz que os métodos de prevenção atuais, como o encorajamento ao uso do preservativo, não fazem o suficiente para travar a propagação

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas