Como prevenir o cancro do cólonNotícias de Saúde

Quinta, 27 de Outubro de 2016 | 293 Visualizações

Fonte de imagem: Verywell

O cancro do cólon é um dos mais fatais em Portugal e pode ser travado com a aquisição de hábitos saudáveis.

O cancro do cólon, tal como o nome indica, tem início no cólon e é um tumor maligno, invasivo (ataca facilmente outros órgãos) e que se forma nas células que compõe a camada epitelial da parede do intestino grosso.

Embora seja um dos cancros mais letais em Portugal – afetando mais homens do que mulheres e intensificando-se com o avançar da idade -, o cancro do cólon pode ser prevenido com a aquisição de alguns hábitos saudáveis que devem ser mantidos dia após dia ao longo de vários anos.

De acordo com a revista Health, um dos primeiros aspetos preventivos diz respeito ao hábito de fumar, uma vez que os fumadores regulares são 18% mais propensos a ser diagnosticados com a doença do que aqueles que não fumam. Também a carne vermelha e a carne processada são um fator de risco para a doença, como alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fazer exercício físico reduz o risco desta doença em 25%, tal como a toma diária de aspirina. Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas é igualmente um fator de proteção contra a doença, que depende muito da gordura acumulada. Diz a revista que as pessoas com obesidade correm um tremendo risco de serem diagnosticadas com esta doença.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Info-Saúde Relacionados