Como o sol pode dar às mulheres até mais dois anos de vidaNotícias de Saúde

Sábado, 02 de Abril de 2016 | 71 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

Procurar os raios de sol não sabe apenas bem, faz bem e dá anos de vida. E só aqui tem mais um motivo para aproveitar a luz solar.

Um estudo sueco realizado em conjunto entre o Hospital Universitário Karolinska e a Universidade de Lund dá mais um motivo para as pessoas aproveitarem a exposição solar moderada e protegida.

De acordo com a investigação, publicada no Journal of Internal Medicine, a luz solar aumenta a esperança média de vida, uma vez tem um efeito direto na queda do risco de morte por doenças cardiovasculares… pelo menos nas mulheres.

Depois de analisarem 29.518 participantes do sexo feminino, os investigadores notaram que as mulheres que evitaram o sol viveram menos anos do que aquelas que aproveitaram ao máximo os raios de luz. Em média, quem não apanhou sol viveu entre 0,6 e 2,1 anos.

Embora ainda não saibam se em causa está o efeito benéfico da vitamina D, os investigadores suecos defendem, ainda, que a exposição solar – quando devidamente protegida – é ainda eficaz na redução do risco de morte por doenças não oncológicas, tendo-se verificado que as pessoas não fumadoras que fogem do sol correm um risco de morrer idêntico aquelas que fumam e se expõe ao sol excessivamente.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Notícias Relacionadas