Como evitar que as estatinas provoquem dores muscularesNotícias de Saúde

Quinta, 26 de Novembro de 2015 | 479 Visualizações

Fonte de imagem: tuasaude

Uma solução para combater os possíveis efeitos secundários dos medicamentos para o colesterol é a ingestão de uma substância semelhante a uma vitamina, designada Q10

Muitas pessoas que tomam medicamentos para reduzir o colesterol (estatinas) sentem dores musculares. Contudo, existe uma solução natural e segura para evitar este efeito secundário. A resposta está na toma diária de um composto semelhante à vitamina K, chamado Q10. Investigadores norte-americanos testaram o efeito da ingestão de 100mg/dia desta substância em pessoas com dores musculares que tomavam estatinas e concluíram que houve uma redução da intensidade da dor em 40%.

A causa das dores musculares reside no facto das estatinas bloquearem a produção, não só do colesterol, mas também do Q10. Ambos são produzidos no fígado e partilham a mesma via bioquímica. O Q10 é necessário para a produção de energia em todas as células, incluindo as células musculares. Uma produção insuficiente desta substância, causada pelas estatinas, interfere com o funcionamento normal das células, conduzindo a dores musculares.

O Q10 é utilizado como co-adjuvante na terapêutica de insuficiência cardíaca, particularmente nos doentes a fazerem terapêutica com estatinas. De acordo com o estudo Q-Symbio, recentemente publicado, a toma diária de 300 mg de coenzima Q10 permitiu reduzir em 43% a mortalidade dos pacientes com insuficiência cardíaca e melhoraram substancialmente a qualidade de vida.

Uma outra investigação aponta no mesmo sentido. A toma de 200 mg de coenzima Q10 (combinadas com selénio) reduziu a mortalidade cardiovascular em 54% e melhorou o desempenho do músculo cardíaco em idosos saudáveis. No Japão, país tradicionalmente associado a uma longevidade acima da média, uma em cada 10 pessoas ingere esta substância, descoberta por Frederick Crane em 1957, regularmente.

Partilhar esta notícia
Referência
SapoLifeStyle

Notícias Relacionadas