Como distinguir uma constipação de uma alergiaNotícias de Saúde

Segunda, 16 de Novembro de 2015 | 147 Visualizações

Fonte de imagem: correiodafeira

É com a chegada do tempo mais frio – ou das temperaturas inconstantes – que os primeiros sinais de alerta chegam. Mas será gripe ou alergia?

Olhos vermelhos, tosse, pingo no nariz, espirros, garganta arranhada. Parecem sintomas de gripe… mas também podem ser de alergias sazonais, como as que acontecem no outono. Mas, como distinguir as duas condições?

Andrew Kim, médica especialista em alergias no Allergy & Asthma Centers, nos Estados Unidos, revela ao Huffington Post os seis sinais que mais facilmente permitem distinguir entre uma alergia ou gripe (ou até mesmo constipação).

1. Nariz a pingar – embora seja um sintoma comum em ambos os casos, é a cor da mucosa que permite saber se está com gripe ou alergia. Quando a cor oscila entre o amarelo ou verde, é possível que seja uma infeção respiratória. Já quando o tom é claro ou transparente é sinal de alergia.

2. Ardor nos olhos – coçar os olhos, nariz, orelhas e até mesmo a garganta são sinais de alergia. Mas quando os olhos ficam vermelhos, por conjuntivite, é possível que esteja a ficar constipado.

3. Dor no corpo – quando a dor é na zona do nariz, testa e ainda surge desconforto corporal ou febre é sinal de constipação/gripe. Se bater uma leve dor no peito pode indicar uma reação alérgica. Contudo, destaca a médica, a dor no peito pode ser sinal de gripe, mas apenas quando é intensa.

4. Momento em que adoece – quando os sintomas surgem do nada (como olhos aguados, mucosa ou congestão nasal) não se trata de constipação, uma vez que os sintomas desta condição são graduais, ao contrário dos que surgem nas alergias, que aparecem repentinamente. As alergias conseguem ainda causar uma sensação de cansaço imediata.

5. Duração dos sintomas – os sintomas das constipações duram, no máximo, duas semanas, diz a especialista, explicando que os sintomas de alergias conseguem alastrar-se por mais tempo.

6. Altura do ano – as alergias são mais comuns nas mudanças de estação, especialmente na primavera e no outono; já as gripes/constipações são mais comuns nos meses de inverno.

Em caso de dúvida, o mais indicado é consultar um médico para não confundir sintomas e doenças.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados