Como deixar de fumar (ou fazer dieta) em 5 passosNotícias de Saúde

Terça, 13 de Outubro de 2015 | 57 Visualizações

Fonte de imagem: cyberesfera

Qualquer que seja o vício de que queira libertar-se ou boa resolução que queira manter, um especialista em mudanças de comportamento garante que estes cinco passos são o caminho

Não se martirize por nunca conseguir levar o plano até ao fim. De acordo com o especialista em mudanças comportamentais e diretor do MDQuit Tobacco Resource Center, nos EUA, Carlo Di Clemente, isso faz parte do processo e indica que é altura de mudar de plano.

Ao site de notícias australiano News.com.au, o especialista revelou os cinco passos que precisa seguir uma mudança, seja deixar de fumar, levar uma dieta até ao fim ou ir regularmente ao ginário:

  • Fase da Pré-Contemplação 
  • Fase da Contemplação 
  • Fase da Determinação 
  • Fase de Ação 
  • Fase de Manutenção   

"Vou começar amanhã". Pode parecer um adiamento repetido vezes sem conta, mas só a noção de há uma mudança que tem que ser feita é meio caminho andado. E faz parte da primeira fase: reconhecer que é preciso mudar mas não levar esta decisão demasiado a sério.

A próxima fase, a da "contemplação" é a de saber que tem que parar de fumar, por exemplo, mas não fazer nada nesse sentido.

Antes de realmente abdicar do cigarro ou de um almoço cheio de gordura, vem a "Fase da Determinação". Aqui, o principal é fazer um plano, mas sem o seguir... até chegar à "Fase da Ação" - É aqui que tem de dar o seu melhor para mudar.  

Em última análise, irá falhar, como de todas as outras vezes, mas não desanime: a esta fase Di Clemente chama a "Fase de Manutenção", onde vai ver onde falhou e fazer uma autoanálise de quais as razões para o fracasso. Depois de ver onde errou, tente outra vez e só assim será bem sucedido.

Partilhar esta notícia
Autor
Visão
Referência

Notícias Relacionadas