Como cuidar da saúde dos seus pésNotícias de Saúde

Quarta, 21 de Outubro de 2015 | 185 Visualizações

Fonte de imagem: bolsademulher

Não é só no verão que é preciso ter uns pés bonitos e bem tratados.

Apesar de serem tantas vezes mal tratados ou esquecidos, os pés são a nossa base e devem ser bem cuidados.

Apesar de o verão já ter passado e agora se ter esquecido um pouco do aspeto dos seus pés, lembre-se de que os fungos adoram pés quentes e transpirados.

Para que não se lembre só dos pés quando tem problemas, a GQ brasileira listou, com a ajuda de especialistas, o que deve fazer para cuidar da saúde dos seus pés.

Limpeza. “A limpeza dos pés deve ser feita diariamente com água e sabonete”, avisa a dermatologista Heloísa Costa Carvalho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O dermatologista Amilton Macedo aconselha ainda a utilização de um esfoliantes duas vezes por semana. Use também uma escova das unhas e não se esqueça d secar bem os pés depois do banho.

Usar ou não a lixa? “O ideal é não lixar os pés, pois quanto mais lixa, a pele tende ficar grossa. A dica é hidratar os pés para evitar calosidades”, sublinha o dermatologista.

Hidratação. Especialmente nas estações mais frias é importante aplicar um creme hidratante nos pés uma vez que a pele deles fica mais ressequida e com gretas.  

Unhas. Apesar de algumas pessoas terem tendência para ficar com unhas encravadas é importante que não se esqueça de as cortar regularmente. “O corte das unhas deve ser mais reto para elas não encravarem”, sugere Amilton.

Meias de algodão. Deve evitar as meias sintéticas, uma vez que não deixam o pé respirar, e deve optar por meias de algodão que absorvem bem a transpiração. Deve mudar de meias diariamente e mais do que uma vez ao dia se sentir que os seus pés transpiram mesmo muito.

Sapatos. Além de dever ir alternando os sapatos que usa, Heloísa destaca que é regra mais importante é: “nunca usar sapatos fechados sem meias”. Para evitar a proliferação de fungos e bactérias também deve deixar os sapatos a arejar antes de os guardar. Escolha sapatos confortáveis, que não pressionem nenhuma parte do pé.

Deixe os pés respirar. Por causa do frio, dos banhos quentes e dos sapatos fechados, os pés ficam mais secos e por isso deve deixá-los respirar. Descalce-se sempre que possível.

Partilhar esta notícia
Referência

Info-Saúde Relacionados