Como a tecnologia pode ajudá-lo a trabalhar e dormir melhorNotícias de Saúde

Quarta, 06 de Maio de 2015 | 119 Visualizações

Sabia que o ruído branco é o melhor para se concentrar no trabalho? O ruído branco é o que resulta de uma série de sons que abafam todos os outros ruídos e, assim, anulam a distração e permitem focar a atenção no que pretendemos. Um estudo do Journal of Consumer Research revela que os ruídos de fundo no local de trabalho como, por exemplo, o barulho ambiente num café, podem aumentar a capacidade de trabalho.

Há sites e apps que garantem que esse tipo de ruído pode aumentar a criatividade e, assim, simulam tais ambientes: Coffivity, onde pode escolher entre faixas como "murmúrio matinal", "conversas de almoço", "sons universitários", "paraíso parisiense", "café brasileiro" ou "casa de chá do Texas"; Noisli, onde pode misturar uma série de sons para maximizar a concentração; myNoise.net, um gerador de ruído que inclui o som de diversas máquinas;Ambiance, com mais de 2.500 sons para criar o ambiente desejado; Naturespace, uma experiência com sons em 3D que promete dar-lhe a ouvir os pássaros, mas também o que vem atrás deles...

Para quem se sente mais "hipnotizado" pelo som repetitivo de uma ventoinha, há aSleepFan na iTunes por 1,99euro. Se não resultar, tente este gerador de ruído branco grátis:White Noise Free. E se quiser ajustar o tipo de ruído branco que funciona melhor consigo,esta app permite ajustar o algoritmo e também é grátis.

Se, entretanto, descobrir que não quer outra coisa e precisa de uma fonte fixa de ruído branco, então saiba que já se vendem máquinas para o efeito por cerca de 45 euros.

Para dormir, a maioria das pessoas reage melhor a ruído rosa. Falamos de sons como a chuva a cair lá fora ou o vento que agita as árvores, o chamado ruído rosa, que se define por conter todos as frequências audíveis pelos seres humanos mas com menor intensidade de volume nas frequências altas. Há estudos que comprovam que este tipo de ruído "tem um efeito significativo na redução da complexidade das ondas cerebrais e na indução de tempos de sono mais estáveis que melhoram a qualidade do sono".

Onde encontrar ruído rosa para o telemóvel? Esta app chamada Lightning Bug inclui diversos sons da natureza que ajudam a dormir melhor e ainda inclui alarme para garantir que desperta.

Os especialistas alertam que, embora seja aconselhável utilizar auscultadores para maximizar o potencial dos ruídos para dormir ou concentração no trabalho, deverá acautelar o volume para que não seja excessivo, nem durante demasiado tempo. Um estudo recente sugere que algumas máquinas de ruído branco utilizadas para adormecer bebés poderão danificar a audição, precisamente por serem utilizadas em volume demasiado elevado, durante demasiado perto e durante demasiado tempo.

Partilhar esta notícia
Autor
Dinheiro Vivo
Referência

Notícias Relacionadas