Combinações alimentares que deve evitar ao máximoNotícias de Saúde

Sábado, 22 de Abril de 2017 | 58 Visualizações

Fonte de imagem: Serious Eats

Não é apenas por uma questão de sabor que se deve evitar determinadas combinações alimentares.

Gostos não se discutem, é um facto, mas no que toca à comida, são muitos os aspetos a ter em conta além do paladar. Afinal, não é apenas por uma questão de sabor que se deve evitar determinadas combinações.

É o que acontece quando se come carne em simultâneo com lacticínios, sim, queijo e hambúrguer são dois alimentos que não devem andar de ‘mãos dadas’ e tudo pelo simples facto de se anularem mutuamente. Como explica ao site Bustle a médica Monica Heather Auslander, “o ferro e o cálcio inibem-se um ao outro”, sendo, por isso, esta uma combinação a evitar por pessoas com anemia, por exemplo.

Embora seja comum entre os britânicos, o chá com leite é também de evitar, uma vez que o leite inibe todo e qualquer benefício do chá, especialmente a nível de polifenóis, como revelou um estudo publicado no European Heart Journal.

Juntar fruta com amido (ou outro tipo de cereal) faz com que a fermentação seja maior e mais intensa no estômago, podendo causar algum tipo de desconforto. Mas existem outras combinações a evitar, como diz o site. Uma delas é o álcool com kombucha (um chá fermentado), pois a primeira inibe o poder probiótico da segunda.

Optar pelos molhos light em saladas é sempre uma má opção não só por serem industrializados, mas também porque determinados alimentos como os espargos, as cenouras, as beterrabas e as laranjas necessitam de uma gordura plena, como a do azeite, para os níveis de caratenóides serem absorvidos ao máximo.

Diz ainda a publicação que o consumo de laranja com aveia pode não ser muito benéfico para a saúde do estômago, uma vez que a acidez deste citrino interfere com as enzimas responsáveis pela digestão.

Misturar café e bebidas alcoólicas interfere com a capacidade cognitiva, assim como causar intoxicação.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Notícias Relacionadas