Cólicas: A acupuntura é benéfica e acalma os bebésNotícias de Saúde

Quarta, 18 de Janeiro de 2017 | 412 Visualizações

Fonte de imagem: clínica balance

Sessões de acupuntura reduzem as dores, melhoram a função gastrointestinal e acalmam os bebés, comprova um estudo desenvolvido numa universidade sueca.

Um estudo publicado na revista Acupuncture in Medicine sugere que sessões de acupuntura são benéficas quando realizadas em bebés que sofrem de cólicas e que, por essa razão, choram muito.

A investigação conduzida pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Lund, na Suécia, prova que a técnica da medicina tradicional chinesa reduz as dores, melhora a função gastrointestinal e acalma as crianças.

Para a elaboração do estudo foi analisado o comportamento de 147 bebés entre as duas e as oito semanas divididas em três grupos. O primeiro grupo consultou o centro de saúde em função do choro dos bebés motivado por cólicas, o segundo grupo recebeu um tratamento de acupuntura de baixa intensidade (estimulação com agulhas de dois a cinco segundo sobre os dedos polegar e indicador) e o terceiro recebeu um tratamento de acupuntura de maior intensidade (estimulação de 30 segundos sobre cinco pontos das mãos e pernas).

Ao longo de duas semanas, foram registados os momentos de choro de cada um dos bebés. O que se constatou é que o grupo de crianças que recorreu à medicina convencional teve períodos de choro mais frequentes e prolongados do que os restantes dois grupos.

Por sua vez, os bebés que foram submetidos a tratamentos de acupuntura tiveram uma recuperação mais rápida e choraram menos, comprovando os benefícios da prática. Entre os dois grupos que receberam acupuntura de diferentes intensidades, não há diferenças substanciais a assinalar.

Sobre a investigação da Universidade de Lund é de referir ainda que, no geral, as crianças toleraram bem o tratamento. Os bebés que estavam a dormir raramente acordavam e, dos 388 que receberam o tratamento com agulhas, 200 não choraram. Entre os que choraram, só 31 o fizeram por um período de mais de um minuto e só 15 tiveram um pequeno sangramento resultante das picadas.

Partilhar esta notícia
Referência
Goreti Pera

Notícias Relacionadas