Coisas que o fazem comer demaisNotícias de Saúde

Quinta, 16 de Julho de 2015 | 77 Visualizações

Fonte de imagem: saojoaquim

Comer demais é um problema mais complexo do que se possa pensar. Muitas vezes não se apercebe de que está a comer demais e até pode haver situações que o podem pôr numa situação menos favorável na hora de ter cuidado com a alimentação.

Tendo isto em conta a revista Health reuniu alguns motivos que o podem levar a ingerir mais calorias do que desejaria e como os combater.

Marketing da comida ‘fitness’. Um estudo publicado no Journal of Marketing Research concluiu que quando os alimentos têm uma etiqueta ‘fitness’ ou relacionada muitas pessoas têm tendência para inconscientemente comer mais e exercitar-se menos. Criando a ideia de que ao estarem a comer algo ‘fitness’ estão a cuidar do corpo sem precisar de praticar exercício físico.

Solução: A melhor forma de ‘quebrar’ os efeitos do marketing destes produtos é informar-se, sugere o mesmo site. Conheça os ingredientes e perceba se o seu corpo precisa mesmo daquele alimento.

Beber álcool. Um estudo publicado no journal Obesity sugere que beber álcool deixa o cérbero das mulheres mais sensível aos cheiros da comida, fazendo com que comam mais e façam escolhas mais calóricas. Além das calorias que a própria bebida pode conter. E, mesmo as bebidas ditas ‘light’ têm adoçantes artificiais que fazem pior à saúde e aumentam a concentração do álcool no sangue.

Solução: Se sabe que beber o pode deixar com vontade de comer mais, planeie a refeição com antecedência. Veja o menu do restaurante online e decida logo o que vai pedir, depois, mantenha a sua escolha. Se fizer um jantar em casa opte por servir opções mais saudáveis, como petiscos ou espetadas e não se esqueça da salada.

Petiscar com frequência. Claro que deve fazer pequenos lanches pelo menos entre o pequeno-almoço e o almoço e entre o almoço e o jantar. Mas, petiscar sem ter fome e sem se dar conta pode prejudicar a dieta alimentar. Um estudo publicado no journal Eating Behaviors concluiu que petiscar quando não se tem fome pode engordar tanto como comer comidas muito calóricas ou porções grandes.

Solução: Verifique o seu nível de saciedade antes e depois de cada refeição e lanche, bem como o seu humor e pensamentos, recomenda a nutricionista Cynthia Sass. Ao prestar atenção a isto pode aperceber-se que muitas vezes come, não porque tinha fome mas, porque lhe ofereceram comida, porque achava que era saudável petiscar qualquer coisa, ou porque estava triste ou ansioso.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados