Cinco sinais de que precisa de ingerir mais fibraNotícias de Saúde

Quinta, 18 de Agosto de 2016 | 107 Visualizações

Fonte de imagem: saudedicas

Muito provavelmente já sabe que a prisão de ventre é um sintoma clássico de que não anda a ingerir fibra suficiente, mas há mais…

É importante manter uma ingestão adequada de fibra pois esta tem um papel de relevância em várias coisas, desde a manutenção do peso ao risco de doenças cardiovasculares, diabetes e até alguns cancros.

A revista Prevention destaca os cinco sinais que o corpo pode dar de que precisa de ingerir mais fibra e a que deve estar atento.

Sentir fome logo depois de comer provavelmente indica que não consumiu fibra suficiente à refeição, substância que ocupa mais espaço no sistema digestivo e que ajuda a saciar.

Sentir desconforto e a barriga inchada é um efeito secundário comum quando ingere comidas pesadas, mas também quando ingere pouca fibra, pois é ela que vai fazer com que todas as substâncias percorram o sistema digestivo sem grandes turbulências.

Se os seus movimentos intestinais são pequenos ou duros, como seixos, isso é um sinal claro de que precisa de mais fibra, diz a especialista Robynne Chutkan. As fezes em forma de "C ou em linha reta é o ideal", destaca.

Sente sempre que precisava de uma sesta depois de comer, pois a falta de fibra desregula os seus níveis de açúcar no sangue, provocando picos e quedas de energia. E acaba por estar boa parte do dia cansado e sem energia.

E o quinto sinal é um teste que pode fazer: tente engolir uma garfada de milho doce sem mastigar e veja quanto tempo é que os grãos demoram a ‘sair pelo outro lado’, recomenda Chutkan. Se encontrar as sementes nassuas fezes dentro de 18 horas, o seu consumo de fibra é bom. Se demorar mais do que isso, provavelmente precisa de mais fibra.

Se está mesmo a precisar de mais fibra tente ingerir mais leguminosas, como feijões ou lentilhas, frutos secos, vegetais e fruta (com casca).

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho