Cinco motivos para começar a fazer pausasNotícias de Saúde

Terça, 17 de Novembro de 2015 | 19 Visualizações

Fonte de imagem: tecnoblog

Ficar horas e horas a trabalhar sem se levantar da cadeira não é garantia de mais produtividade. Eis cinco razões por que fazer uma pausa aumenta a produtividade.

Com tanto trabalho que tem para fazer acaba por ficar horas a fio sem parar e mesmo assim parece que as coisas não avançam?

Isto é um sinal de que não está a fazer pausas suficientes – ou não as está a fazer de forma eficiente. O seu corpo e a sua mente precisam de pausas para que consiga voltar em força ao trabalho. O Huffington Post reuniu cinco provas, já ressalvadas pela ciência, de que fazer pausas aumenta a produtividade.

1. Fazer uma pausa de hora em hora aumenta a produtividade no trabalho. Estudos recentes mostram que as pessoas que se divertem ou distraem uma vez de hora em hora têm um melhor desempenho no trabalho melhor do que as pessoas que não fazem nenhuma pausa. Os nossos cérebros ficam um pouco ‘adormecidos’ se estiverem muito tempo em constante estimulação, e tornamo-nos incapazes de continuar a tratar a tarefa como importante. Fazer uma pausa vai dar-lhe energia e um novo propósito para voltar a pegar na tarefa que estava a desenvolver.

2. A pausa pode ‘alimentar’ a criatividade. Algo tão simples como conversar dez minutos com um amigo ou ver um vídeo podem ser inspiração suficiente para dar um novo alento à sua criatividade. As pausas são essenciais para ‘refrescar’ o seu cérebro, ter ideias ou ver os problemas de uma nova perspetiva.

3. Movimentos físicos mantêm-nos mentalmente ativos. O nosso corpo não foi ‘desenhado’ para estar sentado o dia todo. O sedentarismo não contribui nada para a nossa criatividade nem para a produtividade. Levantar-se e andar uns minutos vai pôr o sangue a circular e oxigenar o cérebro, peça essencial para o dia de trabalho.

4. O ‘chá das cinco’ dá-lhe mais do que a energia do café. Além dos oxidantes que contém, o chá faz-nos desacelerar e dá-nos a energia e a hidratação e que precisamos para sermos mais produtivos. Beber água ou café também pode ajudar.

5. Fazer uma pausa para praticar exercício vai pô-lo a trabalhar mais. Se geralmente tem uma ‘quebra’ de energia e produtividade à tarde, experimente ir ao ginásio ou fazer uma corrida à hora de almoço, como acelera os batimentos cardíacos durante o exercício, vai sentir que tem mais energia e que é mais criativo o resto da tarde.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas