Cinco dicas para começar a correr em segurançaNotícias de Saúde

Quinta, 30 de Abril de 2015 | 26 Visualizações

Basta sair de casa para perceber que a corrida está cada vez a entranhar-se mais no estilo de vida dos portugueses.

Mesmo assim, ainda estamos entre os países do mundo que menos faz exercício físico. Leia as dicas do i e seja saudável.

1- Comece por ir ao médico. Antes de se iniciar qualquer actividade física, é importante passar por uma avaliação médica e verificar como está a sua saúde. Um ortopedista e um cardiologista é o mais indicado. O primeiro vai analisar a saúde do coração, o segundo a qualidade dos músculos e ossos, para evitar lesões ortopédicas. É importante também verificar a massa magra e gorda para calcular o quanto de gordura terá de eliminar.

2- Calçado e roupa adequados. No caso dos ténis, o ideal é analisar qual é o seu tipo de pisada, e isso pode ser feito na consulta ao ortopedista. Elas variam entre neutras (pisada correta), supinadas (quando há rotação externa excessiva do pé) ou pronadas (quando há rotação interna excessiva do pé). As duas últimas podem influenciar a postura, deixando-a mais inclinada. Os ténis apropriados conseguem corrigir o desvio por meio de um mecanismo de compensação que alinha a coluna, melhorando o desempenho nas corridas. As roupas devem ser leves e compatíveis com as condições climáticas. Tenha em consideração que peças com tecnologia dry-fit, para além de serem leves, permitem a evaporação rápida do suor.

3- Começar devagar. Se está há muito tempo inactivo, vá com calma.Lembre-se que cada treino deve ser pensado individualmente, de acordo com a condição física de cada pessoa. Comece por se preocupar mais com o tempo de treino do que com a intensidade. Isso faz com que se vá adaptando melhor à corrida. Por exemplo, comece por fazer uma caminhada moderada de 30 minutos e permaneça assim até se sentir pronto para acelerar. 

4- Atenção à postura. Antes de começar a correr, o melhor é alongar para aquecer os músculos. É importante que se lembre de manter a coluna erecta, enquanto corre.5- Hidratação e alimentação. Nunca mas nunca vá correr sem comer nada. Nem é preciso comer muito. Uma hora antes do treino, coma, por exemplo uma fatia de pão integral com queijo. Não se esqueça que tem de obter energia suficiente, mas sem exageros para evitar problemas gástricos ou até congestão. A hidratação deve ser feita antes, durante e depois da corrida com água ou uma bebida isotónica.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas